6 dicas para quem quer manter o foco por mais tempo!

Para um bom rendimento nos […]

8 de novembro de 2023

Para um bom rendimento nos estudos, temos uma dica valiosa: intensificar a capacidade focar e se concentrar em uma única atividade por mais tempo. Basicamente, trata-se de criarmos caminhos para nos protegermos de qualquer distração, como sons ambientes e as esperadas notificações. Aprender a manter o foco é algo que vai muito além dos anos escolares e nos ajuda para que qualquer obstáculo seja superado com mais êxito e, além disso, diminui as chances de termos um esgotamento psicológico – uma característica cada vez mais marcante em nossos tempos.

 

Pensando nisso, reunimos 6 dicas valiosas de como manter o foco por mais tempo. Depois de ler, já sabe: é só colocá-las em prática a partir de hoje!

 

#1 O AMBIENTE IMPORTA

Com a ideia dos nômades digitais e de que podemos fazer tudo a partir de qualquer lugar a gente se esquece do quão importante é o nosso ambiente de estudo. Dentro da realidade de cada pessoa, esse deve ser um lugar calmo, iluminado, confortável e silencioso. É muito importante que seja possível driblar distrações como barulhos frequentes, passagem de pessoas e variação brusca de temperatura. Em outras palavras, há que se ter um espaço que possa manter suas características de conforto por todo período de estudos.   

“Então, posso estudar deitado na minha cama? Lá é o lugar mais gostoso do mundo”  

Sim, nós sabemos disso. Mas a resposta é: não! Apesar de ser um lugar confortável e, por muitas vezes, silencioso, a cama é um pesadelo em termos de ergonomia, ou seja, a sua postura não é a mais adequada para estudar quando você está deitado. O pescoço, as costas e os quadris ficam tensos quando você está em uma superfície macia que favorece o afundar ou o esparramar do corpo. Além disso, seu cérebro pode se confundir. Segundo Rachel Salas, professora associada de Neurologia e Especialista em sono na renomada Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, a cama deve ser um local de descanso. Veja o que ela tem a dizer: “Quanto mais você assiste TV na cama, joga videogame na cama e não dorme na cama, seu cérebro começa a aprender: ‘OK, podemos fazer qualquer uma dessas atividades na cama’. Ele começa a construir essas associações, que, eventualmente, evoluem para comportamentos condicionados.”

Desta forma, se você optar por estudar deitado, seu corpo entenderá que é o momento apropriado para relaxar, dormir ou descansar, fazendo com que o seu rendimento diminua.

 

#2 SONO DE QUALIDADE

Como você irá ter uma rotina de estudos produtiva se estiver sempre com o sono atrasado? Ter uma boa noite de sono traz clareza aos pensamentos, controla o estresse, estimula a memória e melhora o humor. Há estudos indicando a importância desse período de descanso para várias habilidades, inclusive a memória. Então, nada de dormir tarde e acordar cedo, tudo bem?

 

#3 PAUSAS SÃO FUNDAMENTAIS

Ter momentos de descanso é essencial para que o foco possa ser prolongado. Programar intervalos faz com que o cérebro descanse e esteja pronto para o próximo bloco de estudos. Na internet, é possível encontrar várias dicas sobre isso, como o chamado método Pomodoro, que consiste em ciclos de duas horas em que praticamos 5 minutos de descanso para cada 25 minutos de atividade. Com o tempo e familiaridade, você pode customizar esses intervalos de acordo com o que fizer mais sentido para o seu organismo e a quantidade de estudo que será praticada no dia. Os resultados utilizando essa técnica são inúmeros: redução da ansiedade, evitando que você perca seu precioso tempo com distrações, ajuda comprovadamente a aumentar a sua concentração, favorece na organização e torna o estudante mais disciplinado.

 

#4 TEMPO É TUDO!

Quando falamos em produtividade logo associamos essa ideia ao bom e velho planejamento de tempo. Para o foco, não é diferente. Utilizar uma agenda ou calendário para organizar o momento de estudos é essencial. Além de deixar a semana planejada e ter uma visão geral dos momentos de estudos e as demais tarefas, seu cérebro entende que aquele período de tempo é destinado para essa atividade que exige maior concentração. Considerando a nossa intimidade com ferramentas digitais, uma boa pedida é usar soluções como o Trello ou o Todoist. Com eles – ou similares – é possível programar seus dias com praticidade, criando uma forma bastante prática de entender os volumes de tempo necessários para executar cada etapa dos estudos em harmonia com outras atividades que fazem parte da sua rotina, como a prática de esportes e o lazer.

 

#5 TENHA UMA ROTINA, ISSO VAI TE FAZER BEM!

Tornar o momento de estudos uma situação comum no seu dia a dia é uma ótima maneira de treinar o cérebro. Com o tempo, ele passa a ter cada vez mais foco e se sente mais à vontade por já entender que aquele esforço é corriqueiro. Ele entenderá que nesse momento deve se concentrar e, com isso, se tornará cada vez mais fácil deixar as distrações de lado e permanecer realizando a tarefa. Para isso, tenha um local fixo de estudos, por exemplo, ou estude sempre no mesmo horário.

 

#6 APOSTE EM ATIVIDADES DESCONECTADAS

Uma das consequências do uso constantes de dispositivos eletrônicos e das redes sociais é a crescente sensação de que tudo é urgente. Inclusive, há algum tempo ficou em alta a discussão sobre a chamada Síndrome de FOMO, cujas siglas surgiram da expressão em inglês “fear of missing out” – medo de estar deixando algo importante passar, em uma tradução livre. No Brasil, ano após anos há indicativos de que somos um dos países mais conectados do mundo, o que pode intensificar esse processo. Por isso, é interessante fazer atividades que não necessitem de um dispositivo eletrônico, de telas. Ler um bom e velho livro de papel, caminhar, fazer atividades em locais abertos são apenas algumas possibilidades para que possamos treinar a nossa capacidade de não estar conectado. Essa é uma boa pedida, inclusive, para manter a calma durante as aulas e provas, por exemplo.   

Preparado para tornar os seus estudos mais produtivos e com mais foco? Agora, é só colocar todas as dicas em prática para alcançar resultados cada vez melhores.