Feliz é quem conta, reconta e faz de conta – Colégio Águia – PE
Boas Práticas SFB tem o […]
6 de abril de 2021Boas Práticas SFB tem o […]
6 de abril de 2021Boas Práticas SFB tem o prazer de compartilhar com vocês mais um projeto, dessa vez apresentado pelo Colégio Águia, nosso parceiro de Belo Jardim-PE, idealizado pelos professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.
Projeto: Feliz é quem conta, reconta e faz de conta
Período de Execução: maio a agosto /2020
Objetivo: Trabalhar os livros paradidáticos com o aprofundamento dos temas e desmembramento dos subtemas, onde as histórias paralelas e o conceito ideológico ganharam destaques.
Descrição:
O XIII Projeto de Leitura Feliz é quem conta, reconta e faz de conta foi desenvolvido excepcionalmente este ano de 2020, no formato de aulas remotas e dividido em três etapas:
1ª etapa: Feliz é quem conta, reconta e faz de conta, baseado nos paradidáticos abordados por cada turma – 28/05 a 28/06
2ª etapa: Temas sugeridos: Saúde, nutrição e meio ambiente – 29/06 a 29/07
3ª etapa: Tema sugerido: Cultura Popular Brasileira – Águia do tamanho do Brasil
Atrelamos ao projeto de leitura o contato com a música, onde o professor de musicalização apresentou os instrumentos e contou sobre sua funcionalidade e origem. Foram feitas contações das histórias paralelas, disponibilizadas na página da escola e trabalhadas em sala de aula, histórias essas que tiveram como objetivo principal a reflexão sobre a importância dos valores. Os paradidáticos foram trabalhados por capítulos com as crianças de forma contextualizada de acordo com o tema abordado.
Criamos uma ligação entre o meio ambiente e a culinária para que as crianças interagissem em casa com as famílias e produzissem suas próprias ações na cozinha ou no jardim. Trabalhamos as expressões corporais com vídeos interativos, onde as professoras convidaram as crianças e as famílias para dançarem juntos, aconteceram também várias entrevistas além de vídeos de dicas com profissionais da saúde.
Introduzimos o nosso projeto ao teatro através de dois personagens criados para interagir com as crianças e estabelecer uma ligação mais próxima com a prática de leitura, esses personagens inspirados em Pedrinho e Narizinho da obra de Monteiro Lobato, também trouxeram informações sobre a natureza e inspiram as crianças a descobrirem brincadeiras tradicionais que poderiam serem realizadas em suas casas.