Projeto Releitura – Colégio Paralelo – São Luís-MA
Boas Práticas SFB tem o […]
23 de março de 2022Boas Práticas SFB tem o […]
23 de março de 2022Boas Práticas SFB tem o prazer de compartilhar com vocês mais um projeto, desta vez, apresentado pelo Colégio Paralelo, nosso parceiro de São Luís-MA, idealizado pelas professoras Mara Rúbia, Karol Viana, Nil Ferreira, Léa Martins e Rosalma Bordalo.
Projeto: Projeto Releitura
Período de Execução: 30 de agosto a 01 de setembro de 2021
Público-alvo: Alunos da Educação Infantil
Objetivo:
* Despertar nas crianças o gosto pela pintura e pelas artes a partir da releitura das obras dos artistas plásticos Ivan Cruz e Tarsila do Amaral.
* Conhecer a biografia de Romero Britto, Tarsila do Amaral, Ivan Cruz e Candido Portinari.
* Fazer leitura de imagem.
* Desenvolver oralidade, interação e socialização.
* Aprofundar conhecimentos sobre cores, linhas e formas.
* Identificar cores primárias e secundárias.
* Trabalhar coordenação motora fina e ampla.
* Perceber traços da natureza em suas obras.
* Desenvolver a imaginação, criatividade, atenção, concentração, expressão artística, percepção visual, noção espacial.
* Trabalhar conceito de releitura de uma obra artística de acordo com o entendimento infantil a partir de materiais diversos.
Descrição:
O evento de culminância do projeto foi aberto ao público através de uma escala de visita por turma/horário utilizando máscara e respeitando distanciamento. Com duração de uma semana o projeto surgiu devido a curiosidade das crianças pelas obras de arte e foi trabalhado todos os dias, compreendendo um problema e apresentando soluções; usando percepção auditiva conduzindo as tarefas dentro das áreas fazendo conexão com os objetivos propostos pela BNCC, havendo conexão com o material do Sistema Farias Brito. As crianças participaram do planejamento e da execução do projeto em todas as suas etapas e sua avaliação foi através da observação de seus desempenhos. Foram propostas atividades de leitura e releitura das obras de artes dos artistas, reconhecimento de cores, formas, tamanhos e ainda, reprodução de réplicas das telas.