Projeto Valorizando Nossos Talentos – Colégio Risco e Rabisco – Areia-PB
Boas Práticas SFB tem o […]
12 de julho de 2023Boas Práticas SFB tem o […]
12 de julho de 2023Boas Práticas SFB tem o prazer de compartilhar com vocês mais um projeto, desta vez, apresentado pelo Colégio Risco e Rabisco, nosso parceiro de Areia-PB, e idealizado pela professora Célia Marques Perazzo.
Projeto: Valorizando nossos talentos
Período de execução: Ano letivo de 2022
Público-alvo: Todos os estudantes regularmente matriculados no Colégio Risco e Rabisco no ano letivo de 2022, da Educação Infantil ao Ensino Médio, e pessoas da comunidade municipal, convidadas como participantes especiais.
Objetivos gerais:
Descrição: O Projeto “Valorizando nossos talentos” foi idealizado a partir do reconhecimento de vários talentos em nosso meio estudantil, voltados para a música, artes plásticas e cênicas, dentre outros. Assim, pensamos em desenvolver o referido projeto, para trazê-los à luz de toda a comunidade estudantil e municipal.
Após a definição dos responsáveis por cada turma e de suas incumbências, foram organizadas as etapas e as áreas da arte e da cultura a serem envolvidas.
A primeira fase do projeto contemplou talentos voltados à música e às artes cênicas. Os estudantes, além de se prepararem para apresentações, realizaram estudos sobre a Filarmônica Abdon Felinto Milanez, banda centenária do Município de Areia Incluímos também estudos sobre o Teatro Minerva, primeiro teatro do Estado da Paraíba, inaugurado em 1859, bem como estudos sobre a história de Areia.
Nessa fase, o projeto contou com a presença de integrantes da Filarmônica para proferir palestra, apresentar os instrumentos e realizar apresentação de dobrados. Recebemos a professora Edilene de Almeida Felix, historiadora e escritora areiense, que proferiu palestra sobre a “História de Areia – Patrimônio Cultural”. Contamos ainda com a presença de artistas locais, com suas histórias de luta e superação, inclusive pais de alunos nossos.
Os primeiros passos iniciaram no mês de abril e terminaram no final de maio, com ricas apresentações, dentre as quais citamos: musical, apresentação dos instrumentos da Filarmônica, seminários, corais, paródias, shows com artistas locais e dramatizações apresentadas no ambiente escolar e no Teatro Minerva.
A segunda fase do Projeto foi desenvolvida no segundo semestre, em duas etapas: oficinas de “Talentos em Evidência” e “Semana Cultural”. Durante o processo de desenvolvimento, estudantes e pessoas da comunidade evidenciaram seus talentos, inscrevendo-se para oficinas de capoeira, produção de peças com barro e com palha de bananeira, teatro, desenho, maquiagem, penteados, hip hop, coral, dança, experimentos interdisciplinares (biologia, física e química) e montagem de uma banda marcial. Esta última, durou o semestre todo. É imprescindível mencionar que várias dessas oficinas foram ministradas por talentosos estudantes do nosso Colégio.