Darwin Day – Aniversário de Charles Darwin – Colégio Charles Darwin Central School

Boas práticas SFB tem o […]

8 de abril de 2025

Boas práticas SFB tem o prazer de compartilhar com vocês um projeto apresentado pelo Colégio Charles Darwin Central School, nosso parceiro de São Bernardo do Campo-SP, idealizado pela Coordenação Pedagógica EF l Mariá Moreschi – Educação Infantil Géssica Franzago Mikalonis

Projeto: Darwin Day – Aniversário de Charles Darwin

Período de Execução: fevereiro

Objetivos:

  • Estimular o aprendizado sobre a figura histórica de Charles Darwin e suas contribuições à ciência.
  • Fomentar a reflexão dos alunos sobre a teoria da seleção natural, com foco em suas observações de pássaros nas Ilhas Galápagos.
  • Desenvolver habilidades criativas e de pesquisa por meio de atividades interativas, como produção de textos, artes visuais e construção de linhas do tempo.
  • Integrar diferentes áreas do conhecimento (ciências, história, arte e linguagem) para proporcionar uma abordagem multidisciplinar.
  • Incentivar a expressão criativa dos alunos através de atividades como acrósticos, releituras artísticas, biografias e reportagens.
  • Promover o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como a escrita, a pesquisa e o pensamento crítico, além de habilidades socioemocionais, como a colaboração e a comunicação.

Descrição:

Durante o mês de aniversário de Charles Darwin, fevereiro, nossos alunos tiveram a oportunidade única de mergulhar na vida e obra desse ícone da ciência. Com o objetivo de conhecer Darwin e suas contribuições para a ciência foi fundamental, pois ele revolucionou nossa compreensão do mundo natural e das espécies. Suas teorias sobre a evolução e a seleção natural são pilares da ciência moderna e continuam a influenciar pesquisas e descobertas até hoje.

Desenvolvimento por Ano/Série:

Educação infantil e 1º Ano – A relação de Darwin com os Pássaros:

Os alunos exploraram a conexão de Charles Darwin com os pássaros, focando especialmente nas observações realizadas nas Ilhas Galápagos, que foram fundamentais para a formulação de sua teoria da seleção natural.
Atividade de Produção: Foi realizada uma atividade de escrita criativa onde os alunos criaram um acróstico com a palavra “DARWIN”. Cada letra foi associada a conceitos-chave da teoria de Darwin, como a seleção natural, a adaptação e a evolução. A atividade foi bem recebida e estimulou os alunos a refletirem sobre a relação entre Darwin e os pássaros, de maneira lúdica e envolvente.

2º Ano – Releitura do Retrato de Charles Darwin:

Os alunos se aprofundaram na figura histórica de Darwin, refletindo sobre sua importância científica e artística.
Atividade de Produção: Os alunos recriaram a releitura do retrato de Charles Darwin utilizando o grafite como pintura no desenho. A atividade permitiu que os alunos expressassem sua interpretação do cientista e compreendessem sua contribuição à ciência de uma maneira mais criativa e visual.

3º Ano – Biografia de Charles Darwin:

Os alunos estudaram a vida de Charles Darwin, focando nos marcos importantes de sua carreira e na formulação da teoria da evolução.
Atividade de Produção: Foi realizada a produção de uma biografia simplificada de Charles Darwin, adaptada à faixa etária dos alunos. A atividade envolveu pesquisa e escrita, proporcionando aos alunos a oportunidade de entender melhor a trajetória de Darwin e seus principais feitos, com um enfoque acessível.

4º Ano – Gênero Jornalístico “Quem Sou Eu?”

Os alunos desenvolveram habilidades de escrita jornalística, com foco na produção de uma reportagem sobre a vida e descobertas de Darwin.
Atividade de Produção: Os alunos escreveram artigos e reportagens fictícias no estilo “Quem Sou Eu?”, como se fossem jornalistas entrevistando Darwin. A atividade incentivou a pesquisa sobre suas descobertas, incluindo a teoria da seleção natural e os estudos sobre os pássaros, além de aprimorar a escrita jornalística e as habilidades de investigação.

5º Ano – Linha do Tempo da Seleção Natural:

O estudo da teoria da seleção natural de Darwin foi aprofundado, com a construção de uma linha do tempo para ilustrar os marcos da evolução e a relação com os pássaros.
Atividade de Produção: Os alunos criaram uma linha do tempo visual, destacando eventos-chave que levaram à formulação da teoria da seleção natural, incluindo a observação dos pássaros nas Ilhas Galápagos. A atividade ajudou os alunos a entenderem de forma clara e visual o processo evolutivo e o impacto dos estudos de Darwin.

As atividades realizadas foram projetadas para estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos, ao mesmo tempo em que introduziram conceitos históricos e científicos importantes de uma maneira acessível. A interação entre as diferentes áreas de conhecimento, como arte, história, ciência e escrita, contribuiu para um aprendizado mais significativo e envolvente para os alunos. O projeto foi um sucesso, com os alunos demonstrando grande interesse e participação nas atividades propostas.