Arte na Educação Infantil e os benefícios para a vida!

Principalmente na Educação Infantil, o […]

27 de novembro de 2024

Principalmente na Educação Infantil, o ensino artístico tem um papel muito poderoso de exercitar e estimular a expressão e o aprendizado das crianças, desde os primeiros anos de vida.

Nessa fase do desenvolvimento, a criatividade e imaginação das crianças precisa ser exercitada e alimentada, nesse ponto, as atividades artísticas de pintura, desenho, música, teatro e tantas outras incentivam as crianças a observar, questionar e interagir com o mundo ao seu redor, com muita diversão.

Além de estimular a criatividade e pensamento crítico, o ensino das artes trabalha com capacidades muito importantes para a formação integral das crianças para toda a vida, incentivando o pensamento inovador e o engajamento das crianças na sociedade e na comunidade em que atuam.

No texto abaixo, vamos mostrar como a arte é fundamental na Educação Infantil, promovendo a criatividade, a expressão emocional e o aprendizado lúdico através de atividades de pintura, música e teatro. Confira!

 

Qual o papel da arte na educação infantil?

Na Educação Infantil, o ensino da arte tem um papel muito importante para favorecer o desenvolvimento motor, afetivo e cognitivo das crianças, através de diversas possibilidades de manifestações artísticas.

Por meio das atividades lúdicas e artísticas, as crianças descobrem outros meios de expressar a sua identidade e de se sentir parte do ambiente coletivo, expressando suas emoções e criando conexões sociais com maior naturalidade e de formas mais saudáveis.

Práticas artísticas envolvendo pintura, desenho e música, estimulam as crianças a trabalharem suas habilidades motoras finas, pela utilização de pincéis, lápis, instrumentos musicais, etc.

Por outro lado, atividades em grupo como teatro, possibilitam o desenvolvimento social e emocional dos alunos, fortalecendo a sua compreensão e valorização da empatia e da colaboração.

A arte atua também no desenvolvimento cognitivo das crianças, favorecendo a criatividade e o pensamento crítico desde cedo, que vão beneficiar a criança na resolução de problemas de maneira inovadora.

Se trabalhada de forma adequada desde cedo, a arte integrada ao currículo escolar é capaz de beneficiar de forma grandiosa o amadurecimento intelectual e emocional das crianças.

 

O que a BNCC diz sobre arte na educação infantil?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) conta com um campo de experiência específico que destaca a importância da arte na educação infantil, chamado “Traços, sons, cores e formas”.

Na BNCC, este campo do conhecimento se aprofunda em experiências artísticas que estimulem a percepção sensorial, a exploração e a apreciação estética, com o objetivo de estimular a aprendizagem e desenvolvimento das crianças em sua sensibilidade, criatividade e expressão pessoal.

Dessa forma, a BNCC reconhece artes como desenho, música e dança como essenciais para o desenvolvimento integral das crianças desde cedo, incentivando os estudantes a expressarem suas emoções e perceberem o mundo ao seu redor com mais naturalidade e sensibilidade.

Um grupo de quatro crianças, com diferentes instrumentos musicais (flauta, saxofone, violino e violoncelo), tocando em uma sala de aula, com partituras nas estantes ao fundo.

Exemplos de atividades artísticas no ensino

Existe uma diversidade de atividades artísticas que podem ser utilizadas amplamente na Educação Infantil, para estimular a imaginação e expressão das crianças. 

Abaixo, listamos algumas das principais atividades e mais difundidas no contexto geral da educação no segmento das artes:

Oficinas de pintura: as crianças exploram cores e texturas para transmitir suas emoções em telas grandes ou pequenas.

Música: sessões de canto e apresentação com instrumentos musicais simples e diversos, envolve as crianças na experimentação de ritmos e sons, favorecendo sua criatividade.

Teatro: envolver os alunos em apresentações de teatro em grupo é uma forma divertida de trabalhar a expressão corporal dos estudantes e o trabalho coletivo.

Visitas a museus ou exposições: a apreciação artística pode ser ampliada através de experiências como essas, estimulando os alunos a observarem diferentes formas de arte e compartilharem suas impressões.

Eventos artísticos na escola: envolvendo pais e alunos, eventos artísticos no ambiente escolar favorecem o vínculo entre as famílias e a comunidade escolar, além de conectar os pais com a expressão artística dos seus filhos.

 

Soluções do SFB para o ensino de artes na Educação Infantil

Para todos os segmentos educacionais e áreas diversas do conhecimento, o Sistema Farias Brito oferece uma variedade de soluções educacionais eficientes, assim acontece também para que o ensino das artes na Educação Infantil aconteça através de um aprendizado criativo e de resultado

Em nosso material didático dedicado à Educação Infantil, o Sistema FB prepara as crianças para o conhecimento, as vivências e os desafios do presente e do futuro. 

Feito para crianças de 2 a 5 anos, o material didático do SFB segue as diretrizes da BNCC e incentiva a socialização, a criatividade e a troca de experiências.

 

Livro de Vivências em Arte

Oferecidos anualmente para a faixa etária de 2 e 3 anos, o Livro de Vivências em Arte compõe o material didático da Educação Infantil do Sistema Farias Brito, garantindo à criança a oportunidade de fazer arte, ampliando suas experiências com:

  • Artes plásticas (pintura, modelagem, colagem, etc);
  • Música;
  • Teatro;
  • Dança.

Uma menina sorridente, de cabelo preso, segurando fantoches de papel que representam personagens de um teatro infantil em miniatura, com um cenário colorido ao fundo.

Conclusão

Nesse texto foi possível entender melhor a importância e os benefícios do ensino da arte nas escolas, especialmente na Educação Infantil.

Como vimos, o ensino da arte nessa fase escolar tem um papel muito importante para favorecer o desenvolvimento motor, afetivo e cognitivo das crianças, através de diversas possibilidades de manifestações artísticas.

Práticas artísticas envolvendo pintura, desenho e música, estimulam as crianças a trabalharem suas habilidades motoras finas, enquanto atividades em grupo como teatro, possibilitam o desenvolvimento social e emocional dos alunos, fortalecendo a sua compreensão e valorização da empatia e da colaboração.

Tamanha é a importância da arte na educação, que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) conta com um campo de experiência específico que destaca a importância da arte na educação infantil, como ferramenta de estímulo à aprendizagem e desenvolvimento das crianças em sua sensibilidade, criatividade e expressão pessoal.