A importância do ensino de habilidades socioemocionais nas escolas
O tempo em que vivemos […]
22 de janeiro de 2024O tempo em que vivemos […]
22 de janeiro de 2024O tempo em que vivemos é um momento de muita agilidade e transformação e, a cada dia, as novas tecnologias, o ritmo acelerado da circulação de informação, a competição acirrada por boas oportunidades no mercado de trabalho e o modo com que nos relacionamos com o lazer e com os sentimentos estão gerando um grande impacto em nossa sociedade. Assim, um dos grandes desafios que a escola enfrenta na atualidade é: como formar indivíduos que estejam preparados para encarar o mundo em metamorfose ininterrupta e rápida?
Esta não é uma pergunta simples, pois é necessário abordar muitos aspectos da educação para respondê-la. Desta forma, iremos explorar um dos pilares que sustentam um olhar inovador e comprometido: a importância do desenvolvimento de habilidades que são essenciais para crianças e jovens nos dias de hoje, as chamadas habilidades socioemocionais.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aborda o ensino de habilidades socioemocionais para cumprir a proposta de Educação para o século XXI, presentes nas competências gerais descritas pelo documento. Assim, o currículo deve contemplar a formação cognitiva, os conteúdos disciplinares e a educação socioemocional para assegurar o processo de formação integral do estudante.
Quando falamos em educação socioemocional, pensamos em encorajar as capacidades individuais dos alunos e alunas evidenciadas nos modos de pensar, sentir e agir, de maneira individual e coletiva, estabelecendo objetivos e possibilitando a escolha de caminhos no enfrentamento de situações diversas e novas. Em outras palavras, é trabalhar de modo que o estudante esteja apto a compreender e gerenciar as emoções, sabendo se relacionar com o outro, corroborando com processos de tomada de decisões conscientes e responsáveis, dentro e fora do ambiente escolar.
Embora esta abordagem seja bastante objetiva e direta, pode se tornar, de alguma forma, abrangente e intangível. Então, iremos aprofundar este conceito, desembaralhando ideias contidas nesta forma de pensar e promover a educação socioemocional. Sendo assim, para trabalhá-la é essencial que algumas competências sejam desenvolvidas. São elas:
Autoconsciência: A capacidade de que cada pessoa se conheça internamente, entendendo e administrando emoções, sentimentos e valores, suas forças e pontos limitantes. Esta competência também inclui a consciência do impacto das próprias ações e escolhas sobre si mesmo e sobre os outros.
Autogestão: Saber definir objetivos e metas, conseguindo gerenciar e lidar com o estresse e com a impulsividade, assim como lidar com medos, incertezas, falta de proatividade e receio de tomar iniciativas. Ou seja, a autogestão diz respeito à capacidade de regular as emoções, os pensamentos e o comportamento de forma positiva, desenvolvendo a autorregulação, a automotivação, a perseverança e a resiliência.
Consciência Social: Trabalhar a empatia, colocar-se no lugar dos outros, compreendendo e respeitando os sentimentos, os pensamentos e as perspectivas das outras pessoas. Desta forma, esta competência promove o respeito à diversidade e encoraja o desenvolvimento da capacidade de estabelecer e manter relacionamentos construtivos e cooperativos.
Relacionamento interpessoal: Esta competência promove o desenvolvimento de habilidades sociais, isto é, conseguir se comunicar eficazmente, sabendo se expressar de forma clara e objetiva e sabendo ouvir em uma dinâmica de escuta atenta e ativa. Além disso, deve habilitar o trabalho em equipe e a cooperação com os pares, aprimorando a negociação e os saberes relacionados à resolução de situações-problema e conflitos. Envolve também a compreensão das normas sociais, respeito pela diversidade e promoção de relações saudáveis.
Tomada de decisão responsável: Analisar situações, considerar diferentes opções, antecipar consequências e realizar escolhas de acordo com as normas, padrões de segurança e com base nos valores éticos e sustentáveis da sociedade.
Um dos principais pontos que a escola deve prestar atenção ao pensar no desenvolvimento das habilidades emocionais é ter a consciência de que este aspecto da educação não deve ser tratado como algo teórico ou de forma pontual e isolada, isto é, estas habilidades devem ser contempladas em todo o processo de ensino-aprendizagem de maneira transversal na escola.
Nesse sentido, não só o professor, dentro da sala de aula, deve estar comprometido em trabalhar estas habilidades, mas a escola como um todo tem a responsabilidade e diversas oportunidades para promovê-las entre alunos e alunas. Por ser um ambiente diverso, tendo como base as relações sociais e com o pensamento voltado para o coletivo, todos os agentes envolvidos com a formação dos estudantes podem e devem participar deste processo formativo.
As práticas escolares, portanto, devem ter a intencionalidade de desenvolver as habilidades socioemocionais dos alunos. Para isso, estratégias e atividades devem ser estruturadas envolvendo todo processo formativo, começando pelo currículo, ou seja, as habilidades devem ser integradas em todas as disciplinas escolares, sendo trabalhadas de forma específica em cada disciplina por meio de projetos interdisciplinares.
Para que os alunos e alunas possam compreender o que está sendo trabalhado e o que está sendo avaliado, o professor deve definir e apresentar, claramente, objetivos e metas, inclusive destacando o que tange o âmbito das habilidades socioemocionais. Desta maneira, os estudantes serão estimulados a praticarem a consciência de aprendizagem, relacionando saberes e estimulando o pensamento crítico.
Incentivar o diálogo e a reflexão é uma das bases do trabalho do professor ao planejar práticas que desenvolvam as habilidades socioemocionais. Espaços moderados que promovam a troca sobre sentimentos e experiências, tais como rodas de conversa, jogos cooperativos e atividades que permitam que os estudantes vivenciem situações reais, possibilitam que os estudantes trabalhem aspectos relacionados à comunicação assertiva, à percepção sobre o outro e até mesmo à coragem e à proatividade.
Trabalhos em grupos e em duplas são de grande aproveitamento para impulsionar o relacionamento interpessoal, o respeito, a empatia, escuta ativa, cooperação e resolução de conflitos. O incentivo de trocas sobre diferentes culturas, também é bastante importante para incentivar essas habilidades, pois a partir da consciência social, o estudante é encorajado a reconhecer, valorizar e respeitar a diversidade, permitindo práticas democráticas e inclusivas.
Com a rapidez das trocas de informações, a possibilidade de acompanhar e responder os estudantes individualmente, promover debates por meio de plataformas de conversas e fóruns, e outras ferramentas tecnológicas, os recursos digitais se mostram fundamentais no trabalho com as competências socioemocionais, principalmente quando se abordam a resolução de problemas e tomada de decisões. Os jovens e adolescentes que possuem grande facilidade no manejo dessas ferramentas acabam por se identificar e, portanto, se engajar nas atividades propostas.
Por fim, é importante investir tempo na avaliação do trabalho com as habilidades socioemocionais e compreender se os objetivos foram atingidos. A partir da observação, dos registros, da autoavaliação, da avaliação pelos pares e tantos outros recursos existentes, o professor poderá contribuir com a formação dos estudantes, identificando pontos que ainda podem ser desenvolvidos, dando feedbacks construtivos e orientando de forma individual e contínua e assim promover um aprendizado significativo.
As habilidades socioemocionais podem ser trabalhadas não só durante toda a vida escolar, mas podem e devem ser carregadas para a vida inteira: com consistência e continuidade, aperfeiçoar estas competências contribuirá para a formação do indivíduo e, consequentemente refletirá no mundo em que vivemos, com pessoas cada vez mais aptas a enfrentarem as transformações de forma eficiente e saudável. Como você trabalha essas habilidades no seu dia a dia? Conte com o Programa Crescemos para que a temática esteja cada vez mais presente na sua escola!
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