A importância da pesquisa de satisfação para as escolas!

Essenciais para compreender profundamente e […]

4 de dezembro de 2024

Essenciais para compreender profundamente e atender de forma significativa as necessidades dos estudantes e das famílias, as pesquisas de satisfação podem ser grandes aliadas das escolas e da gestão escolar, para construir um ambiente educacional saudável para o desenvolvimento dos estudantes.

As demandas dos alunos e de suas famílias vão sempre evoluir e mudar ao longo da sua trajetória educacional, por isso, é essencial que as escolas estejam preparadas para apontar soluções práticas e efetivas para melhorar a qualidade do ensino, infraestrutura, atendimento e comunicação da escola.

Alinhando as práticas pedagógicas com as necessidades da comunidade escolar, as instituições conseguem fazer do ambiente educacional um espaço de diálogo e transparência, que permite a toda a comunidade ser ouvida e valorizada.

Neste texto vamos nos aprofundar na importância da pesquisa de satisfação, seus benefícios, desafios na implementação e como aplicá-la de forma eficiente nas escolas! Confira.

 

O que é uma pesquisa de satisfação?

Amplamente utilizada em diversas áreas e tipos de negócios, a pesquisa de satisfação é uma ferramenta muito importante para avaliar a satisfação dos clientes em relação aos produtos e serviços oferecidos por uma empresa.

Coletando feedback dos seus consumidores, a pesquisa permite que as organizações compreendam se estão atendendo às expectativas do seu público, identificando pontos de melhoria, como uma estratégia muito eficaz para aprimorar a experiência do cliente e fortalecer a lealdade à marca.

Com os dados coletados pela pesquisa de satisfação, a empresa pode implementar mudanças em seus processos, contratações, utilização de novas ferramentas e tecnologias para potencializar a sua atividade, além de identificar as características mais valorizadas pelos clientes, possibilitando a tomada de decisões de forma mais estratégica.

 

Qual o objetivo da pesquisa de satisfação?

Além de coletar feedback dos clientes e entender a percepção do público em relação aos produtos e serviços oferecidos pela empresa, a pesquisa de satisfação tem o objetivo de possibilitar a definição de novos caminhos e estratégias para que as organizações fortaleçam a sua atuação de forma mais eficiente.

Mais do que medir a satisfação do cliente, a pesquisa permite também que a empresa crie um canal direto de comunicação com o seu consumidor, estabelecendo confiança, transparência e segurança nesse relacionamento.

 

Importância da pesquisa de satisfação para as escolas

 

Ilustração de um lápis vermelho preenchendo diversos quadrados vazios.


Ainda que estejam trabalhando com algo tão primordial quanto a educação, as escolas ainda são empresas e, assim, devem entender as expectativas dos seus clientes, que são os
alunos e as suas famílias.

A partir das informações coletadas dos estudantes e pais, as escolas conseguem visualizar as áreas que estão indo bem e as melhorias que podem ser implementadas nas instituições, permitindo aos gestores compreenderem como a sua experiência educacional está sendo percebida.

Dessa forma, as opiniões dos alunos e pais são essenciais para a tomada de decisões das escolas, possibilitando melhorias nos serviços educacionais, ajustes curriculares, aperfeiçoamento na comunicação e no atendimento, avanços na infraestrutura e diversas outras adaptações necessárias.

 

Desafios na implementação de pesquisas de satisfação

No processo de implementar uma pesquisa de satisfação nas escolas, os gestores podem encontrar alguns desafios, como:

  • resistência da comunidade escolar a mudanças;
  • dificuldade em lidar com burocracias;
  • falta de engajamento de alunos e pais;
  • coleta de feedback qualitativo e quantitativo pode ser dificultada pela diversidade de opiniões.

Como se faz uma pesquisa de satisfação?

 

Uma mulher, uma menina e um homem sentados em uma mesa olhando para a tela de um computador.

Para realizar uma pesquisa de satisfação eficiente, é importante seguir alguns passos específicos.

Em primeiro lugar, é importante que a escola planeje o processo, definindo os objetivos claros da pesquisa e como identificar as expectativas dos clientes, direcionando perguntas de forma assertiva, com foco nas áreas primordiais envolvendo a experiência dos alunos e das famílias.

Feito o planejamento, vem o momento da coleta de opiniões, que deve ser estruturada cuidadosamente, incluindo perguntas que ajudam a identificar pontos de melhoria e a entender melhor as necessidades dos clientes.

Para fazer essa coleta e análise de dados de forma mais eficiente, as escolas podem utilizar de ferramentas integradas que facilitam a consolidação das informações e ajudam a adaptar as respostas coletadas em ações práticas nas escolas.

 

Soluções do SFB para o apoio na gestão das escolas

O Sistema Farias Brito conta com diversas soluções para apoiar a gestão das escolas e aprimorar a experiência dos clientes, como o APP Família.

Através desse serviços, o SFB garante às famílias o acesso a um aplicativo de comunicação que conecta a escola com as famílias, promovendo benefícios como a melhoria da comunicação, o acompanhamento da frequência do aluno e seu progresso acadêmico, através de um serviço de mensagens instantâneas compartilhando eventos, calendário acadêmico, agenda escolar e muito mais.

O SFB sabe também que um atendimento de excelência é essencial para captar e fidelizar alunos. Por isso, as escolas parceiras recebem, anualmente, uma avaliação dos seus canais de atendimento realizada pelo nosso escritório de inteligência educacional exclusivo, o LDRAGO. O mapeamento avalia a eficácia dos seguintes canais de atendimento da escola:

  • Atendimento telefônico (cliente oculto);
  • Atendimento por e-mail (cliente oculto);
  • Qualidade da comunicação e facilidade de localização das redes sociais;
  • Qualidade da comunicação e facilidade de localização do site da instituição;
  • Evolução do número de alunos na instituição. 

Conclusão

Nesse texto foi possível conhecer melhor as pesquisas de satisfação e a sua importância para as empresas como um todo, especificamente nas escolas, que trabalham com a demanda dos alunos e pais diariamente.

Vimos que através da pesquisa de satisfação é possível para as escolas compreenderem de forma detalhada os pontos fortes e fracos da instituição, visualizando de forma clara o que os seus clientes (alunos e pais) estão esperando da escola e como essas necessidades podem ser atendidas.

Além disso, as pesquisas são ótimas formas de identificar melhorias que devem ser aplicadas na instituição, potencializando os serviços oferecidos pela escola através de adaptações na estrutura, no atendimento, na comunicação e em diversos segmentos da instituição.

Dessa forma, com os valiosos dados coletados pela pesquisa de satisfação, as escolas podem implementar mudanças em seus processos, contratações, utilização de novas ferramentas e tecnologias para potencializar a sua atividade, além de identificar as características mais valorizadas pelos alunos e pais, possibilitando a tomada de decisões de forma mais estratégica.