A tecnologia como forma eficiente na preparação para o vestibular

Todos os anos, milhares de […]

20 de dezembro de 2023

Todos os anos, milhares de pessoas se preparam para os mais diversos vestibulares realizados em todo Brasil, para alegria e, ao mesmo tempo, preocupação dos estudantes. Em 2022, por exemplo, a Fuvest, prova realizada por quem deseja ingressar na Universidade de São Paulo – USP, contou com 110 mil inscritos O número é muito maior quando falamos sobre o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, que recebeu 2.351.513 participantes. Pensando em todos os dados que orbitam essa etapa da jornada estudantil, sabemos que a competição pelas vagas é acirrada, fazendo com o preparo para esse momento tão importante seja de extrema relevância. Desta forma, qualquer ajuda é bem-vinda e pode fazer a diferença.

Como em vários âmbitos do dia a dia, a tecnologia também pode ser utilizada nos estudos e na preparação para o vestibular, garantindo eficiência, agilidade, mais acesso à informação e dinamismo para a rotina. Então, que tal falarmos, hoje, sobre como a tecnologia pode ser utilizada nos estudos pré-vestibulares?

 

SIMULADOS ON-LINE

Você já sabe, mas é sempre importante lembrar que colocar o aprendizado em prática é indispensável para que a matéria possa ser melhor compreendida e ter maior fixação na memória. Com isso, lidar com exercícios e responder às questões no formato de suas provas-alvo é uma ótima maneira para se preparar para os vestibulares que pretende fazer. Na internet, os alunos podem encontrar simulados on-line voltados para as provas mais concorridas e até mesmo obter as perguntas das últimas edições. Embora cada ano seja diferente, as instituições responsáveis pela elaboração das provas costumam seguir uma determinada linha de formulação dos desafios propostos aos alunos.

 

REDES SOCIAIS

Instagram, TikTok e Twitter são algumas das redes sociais mais utilizadas pelos jovens no Brasil. E apesar de serem famosas pelo conteúdo de entretenimento, podem ser fonte de informações relevantes para os vestibulandos. Afinal, seguir perfis de professores, veículos de comunicação e estar atento aos assuntos mais comentados nas redes é um grande diferencial. Além de consumir dicas e macetes para resolução de problemas, os estudantes estarão antenados nos assuntos mais comentados no Brasil e no mundo. Com isso, chegam nas provas mais preparados para responder perguntas sobre questões sociais e atualidades, além de terem conhecimento sobre o possível tema da redação. Inclusive, falando especificamente em redação, temos um conteúdo muito interessante sobre a redação do Enem, você pode conferir clicando aqui.

 

VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO

Pegando o gancho no tópico acima, os veículos de comunicação devem estar na pauta dos estudantes. Por meio de sites e aplicativos, os alunos podem estar sempre de olho nas principais notícias, incluindo reportagens sobre universidades e suas provas. Em tempos de fake news é essencial se manter sempre atento à credibilidade do canal escolhido. Afinal, o Brasil, segundo um estudo realizado por cientistas australianos, é o um dos países mais atingidos por fake news sobre a Covid-19, ficando em 3º lugar no ranking, somente atrás dos Estados Unidos e da Índia.

 

VIDEOAULAS

Recapitular a matéria ou até mesmo aprender um novo conteúdo é sempre importante no período pré-vestibular. E com a tecnologia, esse processo ficou mais fácil: graças às videoaulas, os vestibulandos precisam somente de um computador, smartphone ou tablet para aprender mais sobre qualquer tema em que tenham interesse. Em poucos cliques, professores renomados aparecem na tela e oferecem aulas completas sobre inúmeros assuntos.

 

PODCAST

Segundo pesquisa realizada pela plataforma CupomValido.com.br com dados da Statista e IBOPE, o Brasil é o 3º país que mais consome podcast no mundo. E você? Qual podcast acompanha? Seja por meio do Spotify, do Apple Podcast, do Google Podcast ou outras plataformas, o podcast pode se tornar uma ferramenta de estudo eficiente. Ao oferecer a possibilidade de ser ouvido a qualquer hora e lugar, os alunos podem escutar conteúdos ricos sobre diversas matérias. Olhe só essas duas dicas que separamos:

Quimicast: esse podcast desvenda a química por meio de episódios curtos sobre temas importantes, que vão da tabela periódica às variadas ligações químicas entre os elementos.

Biocast: Ayrlan Dourado e Matheus Maia, professores de biologia, apresentam no podcast Biocast conteúdos científicos de qualidade para vestibulandos. Assuntos como Núcleo Celular e Origem da Vida já apareceram por lá!

 

ORGANIZAÇÃO E AGENDA

Por último, mas não menos importante, a tecnologia pode ser utilizada para otimizar o tempo e organizar a rotina. Com o uso de plataformas digitais, os alunos podem gerenciar suas tarefas com a mesma desenvoltura que utilizam as redes sociais ou outros apps. Pensando nisso, separamos uma lista de recursos que podem te ajudar nesta missão:
● Trello
● Google Agenda
● Todoist
● Asana
● Evernote

Pois é, a tecnologia chegou para ficar e nos auxiliar nas mais diversas tarefas. Aproveite a ferramenta e boa prova!