Sobreviva – CEAMO – Mossoró-RN
Boas Práticas SFB tem o […]
1 de junho de 2022Boas Práticas SFB tem o […]
1 de junho de 2022Boas Práticas SFB tem o prazer de compartilhar com vocês mais um projeto, desta vez, apresentado pelo Centro Educacional Aproniano Martins de Oliveira – CEAMO, nosso parceiro de Mossoró-RN, idealizado pelo professor Antonio Helan Cunha.
Projeto: Sobreviva
Período de Execução: 4° bimestre 2021
Público-alvo: Alunos do 9° ano do Ensino Fundamental – Anos Finais
Objetivo:
▪ Estimular o desenvolvimento técnico, saindo da zona de conforto, através de diferentes vivências em outros espaços, prática que exige superação de limites;
▪ Desenvolver a concentração e a reflexão para a tomado de decisões, bem como desenvolver a autoconfiança, a autonomia, o autocontrole, o entusiasmo, o foco nas atividades e a cooperação, na execução de diferentes atividades;
▪ Valorizar o trabalho em grupo e a liderança
▪ Desenvolver valores sociais, como respeito, solidariedade, companheirismo, empatia, compaixão.
▪ Desenvolver o raciocínio lógico, a criatividade e as habilidades físicas.
▪ Revisar e ampliar os conteúdos estudados em sala de aula nas diversas disciplinas do currículo.
▪ Valorizar as conquistas pessoais e coletivas.
Descrição:
O Projeto “Sobreviva” é desenvolvido com os alunos de 9° ano do Ensino Fundamental, sempre no último bimestre. Visa a estimular o desenvolvimento técnico do aluno, bem como a superação dos seus limites, tirando-os da sua zona de conforto, por meio de atividades realizadas em diferentes ambientes: campo, parques, chácaras, mata, trilhas, terrenos encharcados e teremos pedregosos.
O Sobreviva tem como principal meta o foco do aluno no desenvolvimento de suas atividades diárias, bem como o fortalecimento de sua autoconfiança, a fim de realizar os seus objetivos. As atividades se iniciam com uma caminhada do CEAMO ao CCC – Centro de Convivência CEAMO, num total de 20 quilômetros a pé.
Após a chegada ao destino programado, diversas atividades são trabalhadas. Inicialmente é desenvolvido um circuito de velocidade, disputado em diferentes ambientes, cujos participantes, em duplas, sozinhos, ou em grupos, terão que percorrer e finalizar no menor tempo possível, realizando diversos desafios, tanto de resistência física, como de conhecimentos específicos e de raciocínio lógico. As provas, com diversos graus de dificuldades, são feitas em trilhas sinalizadas, ao longo dos três dias de programação.
Ao final de cada dia, é realizado um encontro para discutirmos e analisarmos as atividades realizadas e o desempenho dos participantes, além da leitura de textos reflexivos, passagens bíblicas e de momentos musicais, com a audição de alguns instrumentos, além de outras atividades de lazer.
Este Projeto é de grande utilidade no processo avaliativo do 4º bimestre, já que avalia diversas habilidades dos alunos, tanto físicas como cognitivas e emocionais; já que os participantes, a partir dessa vivência, terão tido a oportunidade de superar seus limites, de desenvolver a autoconfiança, a autonomia e a convivência com a diversidade, bem como trabalhar o corpo, a mente e o espírito, saindo do comodismo e valorizando as pequenas conquistas, descobrindo-se, assim, enquanto seres humanos responsáveis e capazes de ampliarem seus conhecimentos.
Ao se desbravarem através do Sobreviva, os alunos do 9º ano se encorajam e ganham força para seguirem a próxima jornada de estudos no Ensino Médio, como também para se sentirem mais equilibrados emocionalmente e mais atuantes na busca de valores humanos mais sólidos e mais significativos.
Participar deste projeto, com certeza, é experimentar muita adrenalina, preparar-se para superar obstáculos, construindo vários aprendizados e encontrando-se consigo mesmo e com o outro, graças às experiências coletivamente.