O que é multidisciplinaridade e como ela pode te ajudar a se comunicar com outras áreas educacionais?
A multidisciplinaridade é uma abordagem […]
1 de abril de 2024A multidisciplinaridade é uma abordagem […]
1 de abril de 2024A multidisciplinaridade é uma abordagem que busca integrar diferentes disciplinas em um mesmo projeto ou atividade, valorizando as diferentes perspectivas e saberes de cada uma.
No Ensino Médio, é uma forma de estimular os alunos a desenvolverem competências e habilidades que serão exigidas no mundo atual, como a capacidade de resolver problemas, de trabalhar em equipe, de se comunicar efetivamente e de se adaptar a diferentes contextos.
Mas qual é a diferença entre multidisciplinaridade e interdisciplinaridade? E quais são os benefícios de colocar em prática a multidisciplinaridade na escola?
Neste artigo, vamos responder essas perguntas e mostrar como você pode trabalhar a multidisciplinaridade em sala de aula com foco nos vestibulares. Acompanhe!
A multidisciplinaridade é uma forma de organizar o conhecimento que busca relacionar diferentes disciplinas em torno de um tema ou problema comum, sem perder a identidade e a autonomia de cada uma.
Por exemplo: em um projeto sobre sustentabilidade, os alunos podem estudar aspectos biológicos, químicos, físicos, geográficos, históricos, sociais e econômicos do tema, utilizando os conceitos e métodos de cada disciplina.
Ela permite que os alunos ampliem seus horizontes e compreendam melhor a complexidade da realidade, além de favorecer o desenvolvimento de habilidades cognitivas, socioemocionais e comunicativas.
Também estimula a criatividade, a curiosidade e o senso crítico dos alunos, que podem explorar diferentes formas de aprender e expressar seus conhecimentos.
A multidisciplinaridade no Ensino Médio é uma proposta pedagógica que visa integrar as diferentes áreas do conhecimento em projetos ou atividades que tenham significado para os alunos e que estejam relacionados aos seus interesses, necessidades e expectativas.
Busca preparar os alunos para os desafios do século XXI, como a inserção no mercado de trabalho, a continuidade dos estudos superiores e a participação cidadã na sociedade.
Está alinhada com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que define as competências gerais e as habilidades específicas que devem ser desenvolvidas pelos alunos ao longo da educação básica.
A BNCC propõe uma organização curricular por áreas do conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas), que devem ser articuladas entre si e com os itinerários formativos (formação geral ou técnica-profissional).
A multidisciplinaridade e a interdisciplinaridade são duas formas de integrar as diferentes disciplinas em um mesmo projeto ou atividade, mas elas têm algumas diferenças. A principal diferença é o grau de interação entre as disciplinas envolvidas.
Na multidisciplinaridade, as disciplinas mantêm sua autonomia e identidade, mas se relacionam em torno de um tema ou problema comum. Na interdisciplinaridade, as disciplinas perdem sua autonomia e identidade, mas se fundem em uma nova síntese de conhecimento.
Outra diferença é o nível de complexidade da integração. A multidisciplinaridade é considerada um nível mais básico de integração, pois envolve apenas a soma ou a justaposição das disciplinas. A interdisciplinaridade é considerada um nível mais avançado de integração, pois envolve a transformação ou a transposição das disciplinas.
Por fim, vale destacar o objetivo da integração. A multidisciplinaridade tem como objetivo ampliar a visão dos alunos sobre um tema ou problema, mostrando as diferentes perspectivas e saberes de cada disciplina.
A interdisciplinaridade tem como objetivo construir uma nova visão dos alunos sobre um tema ou problema, superando as limitações e as contradições de cada disciplina.
A multidisciplinaridade na escola traz diversos benefícios para os alunos, os professores e a comunidade escolar. Veja alguns deles:
Aumenta a motivação dos alunos para os estudos, pois permite que eles se envolvam em projetos ou atividades que tenham sentido para eles e que estejam conectados com a sua realidade. Também pode despertar o interesse dos alunos por diferentes áreas do conhecimento, ampliando suas possibilidades de aprendizagem e de escolha profissional.
Desenvolve nos alunos uma visão geral sobre os temas ou problemas estudados, pois permite que eles compreendam as diferentes dimensões e implicações de cada um. Também pode estimular nos alunos uma visão crítica sobre os temas ou problemas estudados, pois permite que eles questionem as diferentes fontes e formas de conhecimento.
Favorece o desenvolvimento de diversas habilidades nos alunos, pois exige que eles mobilizem diferentes competências e recursos para realizar os projetos ou atividades propostas. Também desenvolve habilidades cognitivas, como:
Desperta o interesse dos alunos por diferentes temas ou problemas, pois permite que eles explorem suas curiosidades e criatividades. Incentiva o interesse dos alunos por diferentes formas de aprender e expressar seus conhecimentos, pois permite que eles utilizem diferentes linguagens e mídias.
Promove um ensino humanizado, pois valoriza a diversidade e a singularidade de cada aluno, respeitando seus ritmos, estilos e necessidades de aprendizagem. Também estimula um ensino humanizado, pois reconhece a importância da afetividade e da emoção no processo de ensino-aprendizagem.
Saiba mais: Boas Práticas SFB 6 dicas para quem quer manter o foco por mais tempo!
Trabalhar a multidisciplinaridade em sala de aula com foco nos vestibulares é uma forma de preparar os alunos para as provas que vão enfrentar no final do Ensino Médio, como o ENEM e os simulados.
Essas provas exigem dos alunos não apenas o domínio dos conteúdos das diferentes disciplinas, mas também a capacidade de relacioná-los com situações do cotidiano e com outras áreas do conhecimento.
Para trabalhar a multidisciplinaridade em sala de aula com foco nos vestibulares, é preciso planejar as atividades com base nos objetivos pedagógicos, nas competências e habilidades da BNCC e nas matrizes de referência das provas.
É preciso também selecionar os temas ou problemas que sejam relevantes para os alunos e que possam ser abordados por diferentes disciplinas.
Além disso, é preciso definir as estratégias didáticas que possibilitem a integração das disciplinas, como o trabalho em grupo, o uso de recursos tecnológicos, a realização de pesquisas, a elaboração de produtos finais, etc.
Saiba mais: A evolução do formato dos vestibulares ao longo do tempo e suas tendências.
Como você viu neste artigo, a multidisciplinaridade é uma abordagem pedagógica que pode trazer muitos benefícios para o ensino médio.
Ela pode estimular o interesse dos alunos pelos conteúdos das diferentes disciplinas, favorecer o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais e prepará-los para as avaliações externas.
Para isso, é preciso que o professor planeje suas aulas com base em temas relevantes e interessantes para os alunos e utilize estratégias que promovam a integração dos conhecimentos de diferentes áreas do saber.
Gostou deste conteúdo? Então, confira a importância do ensino de habilidades socioemocionais nas escolas!